MAPA da COZINHA

O seu guia mais rápido, divertido e sincero dos lugares mais conhecidos, ou nem tanto assim, da cidade de São Luis – MA para você escolher onde pode comer e ser bem atendido.

Atualizados Semanalmente aos Sábados com a colaboração de várias pessoas.

ATENÇÂO : Todas as opiniões aqui expressas são de caráter pessoal e redigidas através de critérios próprios, deixando o leitor livre para avaliar as considerações

terça-feira, 20 de março de 2012

O X marca o Lugar?



EDITADO: (ESTABELECIMENTO FECHADO)


 O Mapa da Cozinha visitou o X-Picanha. E aproveita para falar dos “novos street foods”.
Primeiro vamos “eliminar” o termo bonitinho dos estadunidenses e chamar como deve ser “Comida de Rua. Isso mesmo, o bom e velho cachorro quente cheio de maionese, a batata frita gordurosa e rica em sabor, o hambúrguer com carne duvidosa e com direito a ovo frito a 25 centavos, tudo isso continua forte na nossa cultura culinária e nunca vai mudar, ou será que não??
Faz um tempo que a comida de rua evoluiu, tornou-se algo bem mais requintado gastronomicamente falando, produtos melhores, temperos mais elaborados e, acima de tudo, mais limpos. Barracas das mais variadas iguarias são hoje mais do que lanchonetes, Tacos, Burritos, Hambúrgueres, Pizzas, Cones e até mesmo Sushi são vendidos em vários lugares e preparados por verdadeiros chefes itinerantes. Bom, isso “LA FORA”, aqui na nossa amada Ilha perdida a história é outra. As comidas de rua ganharam uma estrutura de verdadeiros restaurantes, e assim o que é bom, fica melhor e infelizmente mais caro. 



 É o caso no nosso último destino, o novíssimo X-picanha, que não da para chamar de lanchonete, fica quase entre um restaurante e um bistrô. Iluminação bacana, 2 pavimentos e um cardápio variado são coisas que chamam bastante a atenção, mas o que nos “cativou” foi a ausência dos famigerados e incômodos sachês de condimentos. Em seu lugar, presenciamos algo que dificilmente vemos em São Luís. Ketchup e Mostarda à vontade, e põe à vontade nisso,

Só o vidro do primeiro têm capacidade para mais de um quilo. Isso mesmo, não tem “miséria”, desculpem o termo, mas vocês vão ver que esse termo tem o seu outro lado, se nos condimentos a quantidade é quem manda, já nos preços dos sanduiches o preço se vinga.
Uma hamburgueria teria vários itens no seu cardápio e preços acessíveis, já na X-picanha o negócio é cardápio variado e preços indigestos;  e se você levar uma companhia, e der uma de cavalheiro, prepare a carteira, que a chapa vai esquentar para o seu lado.
Não gostamos de mencionar preços aqui no Mapa, então vale você dar uma conferida e ver tudo que esta nova opção em lanches (ou jantar depende do seu ponto de vista) tem a oferecer. Nós do mapa aprovamos o lugar, o sabor, mas não os preços.  O X Picanha Fica aqui.











quarta-feira, 7 de março de 2012

Segura Peão! MAPA no RANCHO

Iahoy! Você ta rodando pela cidade, querendo curtir um “tira gosto” esse post não é para você. Hoje falamos do Rancho, antigamente no Bairro Turu, hoje está de casa nova no Araçagi. E se você gostava do antigo Rancho, pode ir se preparando... o Novo não tem nada a ver com o antigo. 
Ambiente “moderno” e com um toque com mais classe. Essa é talvez a mudança mais significativa, já que ela trouxe todo o novo conceito para o local, enquanto o antigo era lago “pé no chão” correria de garçons, forró pé de serra tocando, povo dançando e a fumaça do churrasco ardendo nos olhos, o atual é bem “serio” algo pro pessoal sentar, pedir a carta de vinhos (ou mesmo de cachaça) e degustar os pratos.



Os Pratos, bom, estes são outra mudança (mas claro que seguindo a linha) cardápio comum, sem nenhuma novidade de restaurantes da ilha, servindo tanto carnes vermelhas quanto aves e peixes. O preço ficou equiparado, porém recomendamos os pratos executivos que tem uma quantidade boa de carne e o sabor, bom, esse é aprovadíssimo, carne ao ponto, suculenta e bem preparada, assim como seus acompanhamentos. 
Infelizmente não pudemos avaliar o atendimento como é devido, no dia da nossa visita o restaurante encontrava-se vazio ao extremos, duas mesas ocupadas. Mas fica nossa dica para que vocês conheçam e mandem pra gente sua opinião. Até a próxima.